Traduzir:


Busca
Pesquise no site :
Como Chegar
Clique nos mapas e veja como é fácil chegar na Oncosinos:




Receba Novidades
Receba importantes informações em primeira mão no seu e-mail.
Nome:

E-mail:

Área de interesse:  



 
Veja um exemplo » 

   

Notícias
15/7/2010
Uso de Mitoxantrone Por Via Intraperitoneal no Tratamento de Ascite Refratária em Pacientes Com de Câncer de Ovário Avançado.

A forma mais habitual de progressão da doença em pacientes com câncer de ovário avançado se caracteriza por ascite refratária ao tratamento com medicações quimioterápicas ou à paracenteses de repetição.

Investigadores da Universidade de Bari na Itália avaliaram o agente quimioterápico Mitoxantrone, administrado por via intraperitoneal como forma de tratamento de ascite recorrente e refratária em pacientes com câncer de ovário avançado.

Foram tratadas 74 pacientes com idade variando de 39 a 76 anos, com pelo menos 3 linhas de tratamento quimioterápico prévio. Após a remoção de todo o líquido de ascite através de um cateter intraperitoneal, o Mitoxantrone era diluído em 1500 ml de soro fisiológico e essa solução era infundida na cavidade peritoneal em um período de tempo de 60 minutos. Todas as pacientes foram reavaliadas a intervalos de no mínimo 28 dias. O tratamento repetido apenas se houvesse reaparecimento de ascite.

Os investigadores italianos realizaram um total de 169 ciclos de tratamento. Todas as pacientes foram avaliadas em termos de resposta clínica e toxicidade ao esquema terapêutico.

Os pesquisadores encontraram respostas completas em 23 das 74 pacientes (31%), respostas parciais em 26/74 (35%), doença estável em 10/74 (14%) e doença refratária e progressiva em 15/74 (20%).

Em relação à toxicidade do tratamento, 5/74 (7%) das pacientes queixaram-se de dor abdominal responsiva ao uso de paracetamol. A toxicidade hematológica também foi baixa e infreqüente, com leucopenia e anemia de grau I ocorrendo em 8% e 5% das pacientes respectivamente.

Outras toxicidades reportadas foram: náuseas/vômitos, diarréia e febre ocorrendo em 3%, 2.7%, e 4,1% das pacientes, respectivamente. Não foram registrados casos de toxicidade cardíaca, a despeito de 59/74 pacientes (78%) terem sido previamente tratadas com agentes antracíclicos.

Após um seguimento mediano de 52 meses (6 -102), o tempo médio de resposta ao tratamento foi de 7 meses (2-10).

Os autores desse estudo concluem que a Mitoxantrone, administrada por via intraperitoneal como descrito, é uma alternativa válida no tratamento de pacientes com câncer de ovário avançado e ascite refratária.

As respostas completas e parciais (66%) nesta população de pacientes se traduzem em uma importante redução na quantidade de ascite e redução da freqüência da realização de paracenteses, com consequente melhora da qualidade de vida dessas pacientes.

Fonte: Congresso Americano de Oncologia Clínica – Chicago / 2010


Bookmark and Share


 
 
Oncosinos | Médicos | Informações | Notícias | Consultas | Convênios
Clínica de Oncologia e Consultório em Porto Alegre: Consultório Médico - Rua Mostardeiro, 291 / conjunto 408 -
Porto Alegre - RS - Tel: (51) 3346.4102

Clínica de Oncologia em Novo Hamburgo:
Centro Clínico Regina - Centro de Diagnóstico - Subsolo 1 - Av. Mauricio Cardoso, 833 -
Novo Hamburgo - RS - CEP 93510-250 - Tel: (51) 3525.0197

O conteúdo deste site não tem como finalidade ser utilizado para o diagnóstico, aconselhamento ou tratamento de indivíduos, nem como um substituto à consulta médica formal com profissional habilitado. Se você tiver algum questionamento sobre tópicos relacionados, você deve consultar o seu médico. Você não deve desconsiderar as indicações do seu médico, ou retardar a busca para atendimento médico no caso de algum problema de saúde, em decorrência de algo que você possa ter lido neste site.

Copyright © 2010 - Todos os direitos reservados.
desenvolvido por

Direitos do Paciente Direitos do PacienteDireitos do Paciente